Análise da sobrecarga de trabalho de mães de crianças com deficiência durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51208/saudeinovacao.v2i1.51Palavras-chave:
Cuidadores, Crianças, COVID-19, Qualidade de VidaResumo
Introdução: A imagem da mãe geralmente está relacionada ao cuidado da criança com deficiência, e durante a pandemia, com a necessidade de isolamento social, houve uma mudança na rotina e na sobrecarga das mães por causa dos cuidados com a criança. Objetivos: Avaliar a sobrecarga de mães com filhos com deficiência durante a pandemia. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo, transversal, de caráter quantitativo e descritivo, realizado na clínica escola de uma faculdade particular, onde os filhos com deficiência são atendidos pela fisioterapia. Foram coletadas informações socioeconômica, atividades laborais e avaliada a escala Zarit para avaliar a sobrecarga das mães. Resultados: A média de idade das mães foi de 34 anos, a maioria das mães eram solteiras, tinham apenas o filho com deficiência, alta escolaridade e não trabalhavam fora de casa. A sobrecarga do cuidador foi avaliada pela escala Zarit teve uma média de 28,8 pontos, considerada grave. Conclusão: A sobrecarga das mães que possuem filhos com deficiência durante a pandemia, foi considerada grave, situação muito comum por estas mulheres serem as principais responsáveis pelos filhos com deficiência.
Referências
Fonseca SC, Carvalho-Freitas MN de, Alves BA. Investigação-ação com mães de pessoas com deficiência intelectual: a redução da sobrecarga como um projeto de vida. Rev Educ Espec. 2020;33.
Oliveira JF, Finelli LAC. Qualidade de vida de mães com filhos atendidos na APAE de Montes Claros-MG. Rev Bionorte. 2014;3(2):30–8.
Parente B, Mariano D, Lima G, Carvalho M, Santos M. Saúde mental de crianças e seus cuidadores diante da pandemia da COVID-19. Vol. 1, Health Residencies Journal - HRJ. 2020. p. 107–19.
Sequeira C, Alberto C. Adaptação e validação da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit. Rev Enferm Ref. 2010;II(12):9–16. 5.
Macedo EC, Da Silva LR, Paiva MS, Ramos MNP. Burden and quality of life of mothers of children and adolescents with chronic illnesses: An integrative review. Rev Lat Am Enfermagem. 2015;23(4):769–77.
Grossi FR da S, Crisostomo KN, Souza R dos S. Vivências De Mães De Filhos / As Com Deficiência: Uma. Rev das Ciências da Saúde do Oeste Baiano. 2016;1(2):134–47.
Kretzler MKL. Impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) no trabalho em home office e maternidade: percepção de mães do oeste catarinense. Univ Fed Da Front Sul. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Karine das Neves Paz, Karolina Costa Souza, Nathan Willyan Duarte de Mesquita, Tayná Ariadne Oliveira de Vasconcelos, Thaís da Silva, Tatiana Romariz Parada Rodrigues , MsC. Thaís Gontijo Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram aceitar a política de direito autoral praticada pela revista. A submissão de originais para a Revista Saúde e Inovação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Saúde e Inovação como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Revista Saúde e Inovação adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0): https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR