Sobre a Revista

A Revista Saúde e Inovação surge como um espaço científico, com acesso aberto, para publicação de trabalhos originais e inéditos, relacionados a saúde, ciênciatecnologia e inovação.

Foco e Escopo:

Tem a missão de divulgar trabalhos científicos de qualidade e impacto significativo, visando sempre à pluralidade e integração de saberes multidisciplinar. Pretende, assim, contribuir para o debate qualificado no âmbito da saúde direcionado a um público mais amplo, além de servir como meio de divulgação da produção brasileira.

Processo de Avaliação pelos Pares

Uma preocupação constante da Revista Saúde e Inovação está na qualidade dos textos editados. Portanto:

  1. Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems- OJS) para garantir o processo de avaliação pelos pares cega.
  2. Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores.
    • Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação;
  3. Os originais serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em inglês. Submissões em outros idiomas podem não ser processadas.
  4. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Saúde e Inovação.
  5. Não serão cobradas taxas de submissão, revisão ou publicação de artigos.
  6. As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
  7. A revista classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:
  • Artigos originais: a seção engloba textos que contenham relatos completos inéditos de estudos ou pesquisas concluídas.
  • Relatos de caso: compreende comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação.
  • Revisão: Revisão crítica da literatura sobre temas pertinentes ao estudo saúde com ênfase no desenvolvimento de inovações tecnológicas. A submissão de revisões está sujeita ao convite ou à consulta prévia ao editor de área, com o máximo de 8.000 palavras. 

Podem incluir até três casos, necessitando de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa, assim como os Artigos Originais.

  1. As diretrizes para revisores são fornecidas automaticamente pelo sistema operacional de publicação quando o revisor convidado mostrar-se disponível para a revisão. Elas incluem tópicos como confidencialidade, conflitos de interesses e orientação sobre os aspectos práticos da revisão.
  2. O original revisado recebido dos autores é então revisado pelo editor ou pelos mesmos pareceristas, para assegurar que os requisitos foram atendidos. Desde a submissão até a decisão editorial, todo o processo pode ser rastreado eletronicamente pelo autor, consultando o site por meio do nome de usuário e senha que serão fornecidos ao se registrar.
  3. A decisão editorial final leva em consideração os seguintes critérios: cumprimento das regras da revista, originalidade, relevância e contribuição científica para o tema. Essa decisão é independente de interesse comercial ou de qualquer outro interesse concorrente. A decisão editorial final e as razões para a mesma são sempre comunicadas aos autores.

Periodicidade

Publicação anual.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.